top of page

Uma noite no freezer

Ao longo da estrada que passa pelos Seismiles há uma série de abrigos de emergência para motoristas, pois se alguém enguiçar no meio desse grande nada no inverno, corre sério risco de morte por congelamento. Mesmo no verão, a temperatura cai abaixo de zero à noite acima dos quatro mil metros. Decidi aproveitar esses abrigos para passar a noite e assim poder fazer fotos no entardecer e amanhecer no meio das montanhas.

Acabei esperando o pôr do sol em frente ao Vulcão San Francisco. Havia poucas nuvens, mas muito vento, dificultando bastante o trabalho. Após o sol desaparecer, as nuvens adquiriram um vermelho tão intenso que parecia sangue no céu. Infelizmente, é impossível reproduzir com exatidão essa cena numa tela de computador, e se conseguir não parecerá real e sim uma imagem trabalhada no photoshop.

Dormi no abrigo número 6, que fica bem na fronteira entre Chile e Argentina. Ao contrário do Llullallaico, o vento não parou a noite inteira e o fio estava muito intenso. Mesmo com quatro camadas de roupas e dois sacos de dormir, um dentro do outro, o gelo penetrava até os ossos. Impossível sair para fotografar à noite, como eu queria. Mesmo assim, da porta do abrigo fiz algumas imagens da Via Láctea. Não havia lua, mas a luz das estrelas era tão forte que conseguia enxergar no escuro da noite!

De manhã fui atrás da luz no lado argentino. O nascer do sol é sempre menos dramático nos Andes que o pôr do sol – pelo menos é o que vimos até agora. Só comecei a descongelar quando o sol surgiu. Tive que esperar até quase nove da manhã para o posto de fronteira abrir e me deixar voltar até o hotel Cortaderas, onde Guida tinha ficado.

Missão cumprida – saímos do hotel após o almoço em direção a Fiambalá, fica a cem quilômetros ladeira abaixo. Mas essa estrada nos reservou mais surpresas. A Ruta 60 nesse trecho passa por uma série de vales, alguns mais amplos outros mais estreitos, com cores e formações tão surreais que vimos que teríamos que ficar mais alguns dias em Fiambalá para registrar essas paisagens com a luz bonita do amanhecer.


bottom of page