top of page

O nascimento de uma lhama

Saímos cedo para explorar o entorno de Antofagasta de la Sierra. Nosso primeiro destino foi a pequena aldeia de Los Nascimentos, a 35 km. Quase chegando lá, paramos no alto de uma colina para fotografar a aldeia, seu cemitério e o Cerro Beltrán, que estava nevado da tempestade de ontem. Eis que surge a enfermeira da aldeia, que estava caminhando com seu cachorro até o topo de um morro mais alto para poder falar por celular com a sua família. Ela nos recomendou ir a Antofalla, pois o trator havia recém-m-passado na estrada e portanto seriam apenas duas horas de viagem até lá. Sugestão dada, sugestão acatada.

Pegamos um atalho para ir até a estrada que leva a Antofalla, usando a bússola e o bom senso. Poucos quilômetros depois da junção, a estrada entra num lindo vale, todo verde onde passa um riacho e cheio de lamas, burros, ovelhas e vicunhas pastando. Já as colinas em volta são desertas.

Ao passar por um rebanho grande de lhamas e carneiros, percebi que uma lhama estava parindo - as pernas e a cabeça do filhote estavam já um pouco para fora. Fotografamos o nascimento e ficamos quase uma hora vendo o filhote tentando se levantar, mas ainda estava muito fraco. Depois seguimos vale acima até o mirador de Antofalla, de onde se vê o Salar Colorado, o vulcão Antofalla, a aldeia e muitas outras montanhas altas já na fronteira com o Chile. Mas o tempo estava feio e o vento muito forte. Não havia porque descer a estrada íngreme, estreita e beirando um precipício nesta luz. Combinamos de voltar outro dia bem cedo para fotografar com uma luz bonita. Na volta, ainda paramos para ver a pequena lhama recém nascida já de pé, ao lado da mãe.


bottom of page