top of page

Chile!

Soubemos durante o café da manhã que o trânsito de ontem era devido às inundações que atingiram Tilkara, deixando inclusive vários mortos. A Ruta 9, que sobe até a fronteira com a Bolívia e que íamos pegar amanhã, estava cortada. O dia estava chuvoso e portanto decidimos ir para o Chile pelo Paso de Jama, pois para lá o tempo ainda estava bom. O primeiro trecho desta estrada, saindo de Purmamarca, é cheio de switchbacks incríveis até chegar a uma altitude de 4.200 metros (Purmamarca fica a 2.000 metros VERIFICAR). O caminho é cheio de precipícios e de uma dramaticidade enorme, aumentada ainda mais pelas nuvens baixas e chuva fina que nos acompanhou até a descida a Salinas Grandes.

Neste salar paramos rapidamente para tirar algumas fotos e depois continuamos pelo desrto até a fronteira com o Chile. Passar para o país vizinho foi um processo burocrático e demorado. A paisagem no Chile é diferente, com largos planaltos e pouca pirambeira. Estivemos nesta região há mais de 10 anos, e portanto acabamos atravessando o Salar de Tara mais rápido que devíamos. Mas estávamos também correndo um pouco contra o tempo, pois queríamos chegar a San Pedro de Atacama antes do anoitecer.

Mas ao iniciarmos a descida para San Pedro – que nada mais é que uma rota interminável em plano inclinado, passamos do lado do Vulcão Licancabur, o grande ícone da região, realçado pela luz dourada do sol poente. Não havia como não parar e ficar fotografando até o anoitecer. Acabamos chegando em San Pedro já no escuro, mas maravilhados com mais uma cena inesquecível que pudemos testemunhar.


bottom of page