top of page

Vulcão Lascar, 5.600 m.s.n.m

Nosso guia de montanha Gustavo chegou às 6:15 e saímos no carro dele para o vulcão Lascar. O amanhecer no Atacama reserva poucas imagens bonitas, pois o sol nasce atrás das montanhas, deixando as planícies banhadas em sombras. Paramos para tomar café da manhã na beira do Lago Lejia, no meio de vários vulcões – inclusive o Lascar. Conseguimos chegar com o veículo de Gustavo até uns 4.800 ou 4.900 metros de altitude – não há estrada e quanto cada veículo consegue subir depende da sua força, da habilidade do motorista e da estabilidade do solo.

A subida para o cume do Lascar foi bem mais fácil do que eu imaginava. Subi até os 5.600 metros da beira da cratera em duas horas e meia, sem sentir nenhum cansaço ou mal de altitude – o segredo é sempre respirar profundamente e andar de forma lenta e ritmada. O Lascar é um vulcão ativo, com fumarolas soltando gases tóxicos constantemente. Por isso, dependendo da direção do vento, às vezes nem é possível se aproximar da cratera. Hoje havia pouco vento, mas mesmo assim o cheiro de enxofre na borda às vezes ficava insuportável – diria que é aqui que o diabo vem peidar...

De acordo com Gustavo, nesta região do Atacama há a maior concentração de montanhas sagradas de toda a cordilheira dos Andes, e há muitos altares e restos mumificados de crianças sacrificadas aos deuses nos cumes. Inclusive – de acordo com Gustavo – montanhistas locais conhecem vários locais que ainda estão intactos mas cuja localização eles não revelam para que não sejam perturbados por arqueólogos ou saqueadores, pois isso seria um sacrilégio.


bottom of page